segunda-feira, 20 de julho de 2015

DANÇA

DANÇA DO VENTRE.

MODELE SEU CORPO COM A DANÇA DO VENTRE

A dança do ventre tem origem nos países árabes e originalmente é chama de Raks Al Shaki que significa dança do leste (ou do Oriente), lá não existem conceitos fechados para beleza como seguimos aqui no Ocidente. As libanesas e sírias são grandes, encorpadas, com busto e quadril avantajados e não há problema nisto. Nós ocidentais formamos um (pré) conceito de beleza e saúde muito voltado a formas de expressões corporais baseadas em medidas: busto: 90cm, cintura 60cm….que vem da moda européia, um pouco da cultura americana e não existe isto na dança do ventre. Se você quer modelar seu corpo, deixar a barriga definida e ainda exaltar a sua feminilidade, a dança do ventre pode te ajudar em todos os sentidos.

Dançar é uma atividade indicada para todas as idades e traz benefícios para o corpo todo. A dança do ventre melhora a coordenação motora, afina a cintura, tonifica a musculatura interna e externa dos braços, pernas e abdômen, além de corrigir a postura diminuindo as dores na coluna.

Para entender o efeito da dança sobre o nosso corpo, conversamos com a professora de dança do ventre Syl Saghira da Cia de Dança Do Ventre Âmar.

É verdade que a dança do ventre pode ajudar a regular os hormônios do aparelho reprodutor? Como?

Não é uma correlação tão direta assim. Como qualquer atividade física, a dança do ventre equilibra e atua sobre todo o organismo e metabolismo, incluindo a regulação hormonal. Principalmente no que diz respeito à saciedade e dor, pois libera serotonina e endorfina. Toda esta regulação do balanço energético mexe com o metabolismo e influencia em diversos hormônios, mas não especificamente com os hormônios sexuais, como progesterona e estrógeno. Diretamente ligado ao órgão reprodutor, a dança do ventre atua como um tonificador, pois os músculos da região abdominal são fortemente trabalhados e, consequentemente, os órgãos internos são afetados. Há quem recomende a dança do ventre para fortalecimento da musculatura e preparação para o parto e nesta questão, ela realmente atua.

Quais são os benefícios da dança na saúde da mulher?

Vários… e em vários sentidos. Como toda atividade física, a dança auxilia no corpo, melhora sua atenção e disposição. A dança do ventre particularmente trabalha muito com a auto-estima e permite que a mulher se aceite e se transforme com seu corpo. O trabalho de pernas é intenso, portanto é visível uma tonificação nesta área. Usamos muita sustentação em poses, corrigindo a coluna e melhorando o encaixe dos ombros. O alongamento é outro ponto bastante trabalhado: as costelas crescem, você se alonga e cria espaços antes “amontoados” pelas postura sentada que a maioria das mulheres adotou hoje pelo ritmo de trabalho.

Como essa dança pode definir o corpo? Quais são as partes do corpo que são modeladas? É preciso fazer por quanto tempo para ter uma barriga sarada?

Depende da definição de barriga sarada. A dança do ventre tem origem nos países árabes e originalmente é chama de Raks Al Shaki que significa dança do leste (ou do Oriente) e lá não existem conceitos fechados para beleza como seguimos aqui no Ocidente. As libanesas e sírias são grandes, encorpadas, com busto e quadril avantajados e não há problema nisto. Nós ocidentais formamos um (pré) conceito de beleza e saúde muito voltado a formas de expressões corporais baseadas em medidas: busto: 90cm, cintura 60cm….que vem da moda européia, um pouco da cultura americana e não existe isto na dança do ventre. Trabalhamos a parte abdominal mais intensamente, sem esquecer que a bailarina tem que sustentar uma pose bonita (usando a força do abdômen), fazer movimentos de braços (usando bíceps e tríceps)…todo o corpo é trabalhado e o que realmente definimos na dança é a cintura, pois trabalhamos com a dissociação entre tronco e quadril e com certeza vocês aprende a “crescer” a partir das costelas. Lembrando que o objetivo da dança é a feminilidade, a definição do abdômen vem de brinde.

Para quem tem interesse em iniciar as aulas, o que é preciso?

É preciso ter vontade de se re-descobrir como mulher!!! Como dito anteriormente, a dança do ventre é muito feminina e no Brasil, mesmo sendo o país do carnaval, praia e tudo mais, a mulher conhece muito pouco do seu corpo. A parte boa é que há uma grande aceitação da dança no país, mas com todas estas diversidades ela, às vezes, é vulgarizada. Não há idade, peso, altura pré-definidos para a dança: TODAS as mulheres estão aptas a dançá-la.

Tem que comprar o figurino para dançar? A pessoa precisa ter alguma habilidade?

Não é preciso ter figurinos para as aulas. Apenas para as apresentações. Durante as aulas é muito importante observar o tornozelo e joelhos das alunas, por isto, uma calça de ginástica ajuda muito na correção; um top ou uma blusinha/camiseta, como for mais confortável para a aluna. Em alguns momentos os instrumentos são adquiridos para aprender a dançar as diversas danças e com o tempo é possível adquirir figurinos bem legais. 

Nenhuma habilidade específica é necessária… apenas vontade de trabalhar o corpo de forma diferente.

Blog- ventrevida.blogspot.com / sylsaghira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário