domingo, 7 de junho de 2015

DESTAQUE

Festas Juninas e Julinas


                                                                                 Imagem: www.getninjas.com.br

Huuumm! Chegou à hora e a vez da pipoca, cural, bolo de fubá, paçoca, cuscuz, canjica, quentão, vinho quente e tantas outras delícias de dar água na boca... Nossa, para tudo!!!
Essas comidinhas, tipicamente brasileiras, anunciam a chegada dessa tão esperada época; sim estamos falando das tradicionais festas juninas e julinas.


                                                                                                                                                         Imagem: www.getninjas.com.br

Segundo os historiadores, os portugueses trouxeram essas festividades ao Brasil colônia. A princípio eram comemorações religiosas, oriundas de países europeus.
Você sabia que outros países influenciaram as nossas comemorações?
Com diferentes culturas as nossas festividades foram se transformando. Portugueses, espanhóis, franceses e chineses, agregados aos nossos povos indígena e afro, com seu folclore, geraram diversidades expressivas na maneira de comemorar em cada região de nosso país.
A influência francesa trouxe a quadrilha uma dança marcada e com muitos passos, como a dança dos nobres, os portugueses e espanhóis trouxeram a dança das fitas, os chineses hábeis manuseadores da pólvora, nos deram os fogos de artificio, nos brasileiros demos o toque final e especial com a comida, a musica e personagens folclóricos.


Imagem: clickhistoriaa.blogspot.com

No nordeste, as festividades em homenagem aos santos católicos: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06), são verdadeiras festas de arromba, conhecidas mundo afora com o pau de sebo, fogueiras imensas, quadrilhas com figurinos impecáveis, o arrasta pé embalado ao som da sanfona, aliados as deliciosas comidas típicas, levam turistas de todas as partes a serem contagiados com tamanha animação.
Em nossa capital, paróquias e escolas, promovem quermesses que são do agrado das famílias e principalmente das crianças, essas se divertem com estalinhos, barracas de pesca, argola, prisão e derruba lata, além do correio elegante, diversão para a moçada e oportunidade para conquistar um possível amor, afinal no mês de junho também se comemora os namoros...
No Colégio Santana, na zona norte de São Paulo capital, onde estudei e passei minha infância, era realizada uma maravilhosa festa, com muitas barracas de jogos e comidas. Todos da região aguardavam ansiosos pela tradicional festa, esse ano será realizada no dia 13 de junho - sábado.



Tem também a do Colégio Salesiano Santa Terezinha, também na zona norte que será no dia 20 de junho - sábado.



As crianças vestiam-se como verdadeiros caipiras, meninas com lindos vestidos de tecidos floridos, cheio de laços e babados e os meninos com suas calcas remendadas, lenços e camisas xadrez, bem diferente de hoje, onde grande parte dos colégios obrigam as crianças a se vestirem de cowboys, não há mais a quadrilha, ou seja, hoje vamos à festa country e não junina.
Para você se divertir, citamos aqui as mais tradicionais festas juninas da cidade, que são imperdíveis como a dos clubes: Esperia, Paineiras do Morumby, Pinheiros, Portuguesa, AOPM, CASSASP e Juventus, têm também as Quermesses do Calvário (a igreja esta localizada na Vila Madalena) e da Paróquia de São Pedro no bairro do Tremembé e muitas outras que vale a pena conferir.
Vale lembrar que a Festa Junina-Julina da Portuguesa vulgo LUSA, além da quermesse ainda promove diversos shows para todos os gostos, confira o calendário no endereço eletrônico http://www.portuguesa.com.br/home/pagina/noticia-detalhe/anunciadas-atracoes-da-festa-junina-da-lusa.






O trem bão cumadi!!!
Bora dança garradinhu!




 Fabyana Moya Arenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário